segunda-feira, 28 de abril de 2008

Esboço do Porto

Em breve colocarei a grua e outros elementos. O curioso é que depois de todo o estudo ela vai parecer pouco.

Grua do Porto


Desenhei a grua para separar da imagem e ficar mais claro o problema.
O ângulo da haste de sustentação não parece certo. Pode ser limitação do desenhista, como demonstrado na perspectiva e no dimensionamento errado das pessoas. Mas mesmo que o princípio da grua parece estar ali, existem algumas incongruências. Gostaria de ter uma outra referência mais detalhada. Mas quem não gostaria das coisas mais fáceis.

Montando a grua

Percebem a roda? ela possui degraus para fazer o movimento anti-horário, um jogo de corda e roldana que ainda não desenhei. A grua romana tinha sustentação por cordas na parte de trás. A grua medieval portuário devia ter uma outra forma de sustentação. Talvez na própria fundação, com um reforço da capela.

domingo, 27 de abril de 2008

Grua


Consegui essas gravuras e fotos que dispus acima na ordem para melhor compreensão do que busco, tentarei descobrir como funciona a grua. Isso é importante parao desenho da partida no porto.

sábado, 26 de abril de 2008

Terra a vista!

1492 - A conquista do Paraíso


Espadas, joelheira, escudos, calças do tamanho do corpo, colunas, coroa, brazões, cotoveleiras, sapatos de metal. Até onde está a fantasias e quais são os pontos veridicos numa pintura como essa. Ah, desculpem, o retrato acima é de Nuno Alvares Pereira.

Terra a Vista


Um filme muito antigo sobre o Descobrimento do Brasil me ajudou na dinâmica dessas cordas.
http://www.youtube.com/watch?v=JnXh8HQW_WQ

Tombadilho e camarote do capitão.




A partir do projeto anterior desenhei em meu caderno o tombadilho. E também o quarto do Capitão com os treze capitães reunidos. Não devia ter sobrado muito espaço ali.

Projeto da nau de Pedro Álvares de Cabral.


Estou criando uma história sobre a viagem de Cabral até as Índias e o seu retorno.
Para tanto criei este blog para dispor de referências que tenho encontrado ou projetos como dessa caravela que fiz para me ajudar na criação desta história. Essa caravela desenhei no corel draw e usei como referencia uma gravura que encontrei num livro sobre descobrimento do Brasil de Rubens Bueno.
A pequena pintura que aparece no lado superior esquerdo se refere a um navio do século XVII que ajudou na colonização americana.
A pequena gravura que usei de seres humanos para referencia de dimensões encontrei não lembro onde na internet, e são para me ajudar na elaboração das indumentárias.